quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

A Vitamina D no tratamento da esclerose múltipla.


A vitamina D que é nossa velha conhecida por ser considerada essencial para o desenvolvimento normal de ossos e dentes agora tem sido vinculada ao tratamento da esclerose múltipla. Uma doença degenerativa, progressiva e incurável, caracterizada pela desmielinização da bainha dos neurônios, e cujo tratamento é geralmente doloroso e paliativo, causando muito sofrimento aos seus portadores. Pois bem, as pesquisas do neurologista e professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Cícero Galli Coimbra, indicam que a vitamina D é eficaz no tratamento da esclerose múltipla e algumas doenças auto-imunes. Suas pesquisas vem proporcionando uma nova vida aos portadores dessas doenças e está disponível aqui no Brasil.
Fiz uma busca rápida no Science direct (portal de busca internacional de artigos científicos) usando o termo "Vitamin D" e selecionando os artigos publicados entre 2012 e 2013 e encontrei nada menos do que  20.764!!! É isso mesmo! Mais de 20 mil artigos foram publicados recentemente sobre a vitamina D, entre eles há inúmeras pesquisas relacionadas com sua utilização terapeutica na esclerose múltipla, doenças articulares auto-imunes, câncer de pele, doenças vasculares e até auditivas. 
Fica a pergunta que não ouso responder: por que essa vitamina não é utilizada mais amplamente no tratamento dessas doenças??? 
É bom lembrar que altas doses de vitamina só devem ser tomadas sob prescrição médica pois podem causar graves problemas de saúde. Como diz o Dr. Cicero, no vídeo, a melhor forma de obtermos a quantidade de vitamina D que necessitamos é através da exposição ao sol por cerca de 20 minutos, nos horários seguros (antes das 10h e após as 16h) ou "quando a sua sombra for mais curta que a sua estatura".  

Abaixo está o vídeo emocionante, que recebi via email de uma professora amiga (oi Elisa!), e que motivou essa postagem.


 


O programa Sem Censura entrevistou o Dr. Cícero, e pode ser visto no you tube.


 
Para saber mais:
 Comece visitando a Wikipedia.
 No site Vitamin D council, dedicado a divulgar as descobertas recentes e benefícios da sua utilização (e é claro, com muitos anúncios de fabricantes da dita cuja), encontra-se muita informação que normalmente não chega ao público brasileiro. 
Para informação técnica  recomendo uma busca de artigos científicos no Science Direct ou no Scielo (onde há artigos em português).

Um comentário:

  1. Muito interessante, principalmente pra mim que não gosto de sol, hahaha! :D

    ResponderExcluir