terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

A Botânica no Cotidiano



A Botânica está no cotidiano de todos nós. Onde? Basta um olhar rápido a nossa volta: nos jardins e parques, no super-mercado, no restaurante. Mas, um olhar mais atento poderá ver esta ciência também em lugares e em coisas menos óbvias como, por exemplo, nos lençóis e roupas de algodão, na bucha vegetal que utilizamos no banho, e também em produtos industrializados que utilizam  matéria-prima vegetal como produtos de higiene pessoal (shampoo, hidratantes), maquiagem e perfumes. É, então, chegamos a conclusão de que a Botânica faz parte do nosso cotidiano! Apesar desta constatação, é comum encontrarmos pessoas (inclusive professores) que dizem não gostar de Botânica, ou mesmo que "Montar aulas de Botânica é muito difícil". As razões para esse discurso podem ser variadas, incluindo-se aí a falta de afinidade pessoal e até desconhecimento. Mas, a partir de agora, não há mais razão para tantas dificuldades. 

Recentemente foi lançado pela editora Holos o livro "A Botânica no Cotidiano" que chega como uma luz nesse caminho que, para alguns, é sombrio! O livro foi escrito por uma equipe de professores, pesquisadores e pós-graduandos do Departamento de Botânica do Instituto de Biociências da USP (que, aliás, mantem várias atividades de extensão ligadas ao ensino de botânica para professores da educação básica). Os 19 capítulos contém uma introdução teórica sobre o assunto tratado e uma proposta de atividade prática. A intenção dos autores foi apresentar novas ideias de atividades práticas de Botânica, além de sugestões de temas que não costumam ser abordados com frequência nas aulas de biologia como, por exemplo, no capítulo, da Profa. Maria Luiza F. Salatino, destinado aos "Lipídeos de Sementes" e sua atividade prática de fabricação de sabão de coco; ou o "Dominó Ficológico" do capítulo dedicado à "Caracterização das Algas" escrito pela minha amiga Dra. Rosilene Donato (Oi Rose!!) e pela queridíssima  Dra. Fungy Chow, que gentilmente me enviou um exemplar do livro (Obrigada Fungy, adorei!!!).
O livro é ótimo. Fornece um bom suporte teórico e ideias de atividades práticas aos professores de biologia, mas também é muito útil para graduação. Considero-o, também, adequado à formação continuada, inclusive para professores dos anos iniciais do ensino fundamental que não possuem formação específica na área de biologia. Para estes, a falta de material para preparação de suas aulas é enorme. 
Recomendo a leitura !!!! À equipe de autores, parabéns pelo belo trabalho.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário